TV5Monde, parceiro histórico do FESPACO, segundo seu diretor

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O canal de televisão francês TV5Monde apoia, há vários anos, o Festival Pan-africano do Cinema e Televisão de Ouagadougou (FESPACO), na difusão e no financiamento dos filmes, indicou o seu diretor-geral, Yves Bigot.

Segundo Bigot, o canal TV5Monde apoia o FESPACO através da "produção de alguns filmes africanos, bem como das séries e dos telefilmes", acrescentando que a cadeia de informação francesa compra, por outro lado, importantes filmes e séries e garante a circulação  destes títulos em todo o continente.

A 24ª edição do FESPACO decorre de 28 de fevereiro a 7 de março de 2015 sob o lema "Cinema Africano: Produção e Difusão na Era Digital. "O FESPACO é uma manifestação cultural que defende os valores africanos", disse.

Para a envergadura dos seus objetivos nobres, várias associações e empresas patrocinam as atividades do festival, de diversas formas, incluindo a televisão TV5Monde.

"Nós difundimos por mês dois filmes africanos, garantindo assim uma visibilidade do cinema africano em todo o continente africano", declarou Bigot, precisando que "a televisão TV5Monde África visa "desencravar o cinema africano e promovê-lo no mundo".


No ano passado, disse, a cadeia francesa difundiu 30 filmes africanos de longa metragem no buquê TV5Monde África.

Além disso, o diretor-geral afirmou que a cadeia "TV5 Monde África financia os filmes e as séries populares que alimentam e enriquecem o tecido industrial das produções locais".

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ  02março2015

02 Março 2015 11:06:11


xhtml CSS