Presidente nigeriano no Fórum da ONU sobre mudança climática em Marraquexe

Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, deixa Abuja esta segunda-feira para participar na 22ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (CCNUCC) igualmente chamada de COP 22 em Marraquexe (Marrocos).

Segundo um comunicado divulgado pela Presidência em Abuja, o Presidente Buhari participará numa sessão pleniária de abertura a 15 de novembro onde pronunciará um discurso nacional durante uma reunião de alto nível da COP22.

O discurso do Presidente nigeriano deverá salientar, entre outras questões importantes, o engajamento indefetível da Nigéria a favor da aplicação das contribuições determinadas a nível nacional e medidas visando lutar contra as mudanças climáticas graças a esforços duradouros no domínio ambiental.

Através do seu discurso, Buhari pedirá um apoio a nível internacional para limpar a Ogoniland no Delta do Níger, no sul da Nigéria, e reabilitar a Bacia do Lago Tchad.

Durante a sua estada em Marraquexe, o chefe de Estado nigeriano tomará ainda parte na Comemoração do Dia de África na COP22 sob o lema « Passar dos Engajamentos para a Ação com Contribuições Nacionais Deterrminadas Destinadas à Iniciativa Africana para Energias Renováveis ».

Também estará presente numa cimeira dos chefes de Estado à margem da Conferência sobre as Mudanças Climáticas.

Presenciarão esta cerimónia representantes vindos de 197 países, entre os quais líderes do mundo, ministros do Ambiente, responsáveis governamentais bem como vários representantes da sociedade civil e do setor privado.

Trata-se da primeira reunião dos Estados signatários desde a entrada em vigor do Acordo Histórico de Paris (França) assinado a 4 de novembro de 2016.

O acordo juridicamente coercitivo a nível internacional sobre a mudança climática, entre outras matérias, trata de questões de reaquecimento climático a nível mundial, incluindo o seu impacto na segurança alimentar e na agricultura.

O Presidente Buhari assinou o Acordo de Paris à margem da 71ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas organizada a 22 de setembro de 2016 em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

-0- PANA MON/MA/ASA/BEH/MAR/DD 14nov2016

14 Novembro 2016 08:17:31


xhtml CSS