Lista de membros do novo Gabinete da UA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- O novo Gabinete presidido pelo chefe de Estado nigeriano Olusegun Obasanjo e que orientará a União Africana até à IV cimeira agendada para Julho de 2005, em Cartum (Sudão) é composto por 15 elementos designados por consenso em conformidade com os critérios de repartição geográfica em vigor no seio da organização.
Com um presidente e 14 vice-presidentes, o Gabinete é a instância de decisão política mais elevada à qual se subordina o presidente da Comissão da UA entre duas sessões da conferência anual.
Foi constituído após consultas ao nível do Comité dos Representantes Permanentes (COREP), instância que agrupa os embaixadores acreditados junto da União Africana em Addis Abeba.
Depois de enfrentar quase todas as urgências pertinentes antes do nascimento do Órgão Central, hoje transformado em Conselho de Paz e Segurança (CPS), o Gabinete ocupa hoje, à excepção do seu presidente, uma posição menos central na experiência institucional da União.
Eis a sua composição: Presidente: Nigéria 1º vice-presidente: Burundi 2º vice-presidente: Líbia 3º vice-presidente: Etiópia 4º vice-presidente: Botswana 5º vice-presidente: Benim 6º vice-presidente: Guiné Equatorial 7º vice-presidente: RASD 8º vice-presidente: Uganda 9º vice-presidente: Lesoho 10º vice-presidente: Mali 11º vice-presidente: Tchad 12º vice-presidente: Sudão 13º vice-presidente: Swazilândia 14º vice-presidente: Senegal.

07 Julho 2004 09:01:00




xhtml CSS