Agência Panafricana de Notícias

Presidente tchadiano cessante saúda desenrolar de presidenciais no Tchad

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição no Tchad, Mahamat Idriss Déby, congratulou-se com a realização, na véspera, das eleições presidenciais que devem pôr fim à transição iniciada em abril de 2021, após a morte do então Presidente Idriss Déby Itno, soube a PANA de fonte oficial.

“Enquanto o processo de transição se encontra nos seus últimos dias com a fase eleitoral final em curso, gostaria de aproveitar o momento para prestar a merecida homenagem ao povo tchadiano que foi às urnas em massa e pacificamente, a fim de escolher o seu líder”, escreveu terça-feira, no X (ex-twitter), Mahamat Idriss Déby.

Para ele, esta serenidade traduz maravilhosamente a maturidade democrática do povo soberano do Tchad.

“Expresso a minha profunda gratidão aos membros da ANGE, Tchada observadores, delegados, organizações da sociedade civil, voluntários, jornalistas, candidatos e a todos os intervenientes envolvidos neste grande sucesso”, regozijou-se.

Mahamat Idriss Déby fez uma menção especial às Forças de Defesa e Segurança por terem conseguido garantir a ordem e a segurança.

“Eles velaram noite e dia pela segurança em todo o nosso país e em todas as suas fronteiras”, disse.

Oito milhões e duzentos eleitores registados participaram nesta votação para escolherem um presidente do Tchad entre 10 candidatos, incluindo o Presidente cessante, Mahamat Idriss Déby, o atual primeiro-ministro, Succès Masra, fundador do partido Les Transformateurs (Os Transformadores) e ex-primeiro-ministro, Albert Pahimi Padacké.

Porém, segundo observadores, foram registados incidentes durante a votação.

Os resultados provisórios são esperados dentro de três semanas e uma segunda volta ocorrerá a 22 de junho próximo se nenhum candidato obtiver a maioria absoluta dos votos.

-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 8maio2024