Côte d'Ivoire acolhe reunião da CEDEAO sobre segurança e luta contra terrorismo na região

Lagos, Nigéria (PANA) – Uma reunião dos  ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorre esta segunda-feira em Abidjan, na Côte d’Ivoire, para discutir sobre a segurança regional, indica um comunicado da CEDEAO transmitido esta segunda-feira à PANA,.

Tratar-se-ã entre outros de um projeto de documento de estratégia regional de luta contra o terrorismo e o seu plano de execução, lê-se na nota.

Os ministros, reunidos sob a égide do Conselho de Mediação e Segurança, debaterão igualmente  o projeto de declaração política regional e a sua posição comum contra o terrorismo.

A estratégia deverá facilitar a aplicação dos instrumentos regionais, continentais e internacionais em matéria de luta contra o terrorismo e oferecer um quadro operacional comum para uma ação à escala comunitária, com vista a prevenir e erradicar oeste flagelo e crimes associados.

A Comissãoda CEDEAO  afirma dever melhorar a coordenação entre os Estados-membros, reforçar as capacidades nacionais e regionais para detetar, dissuadir, intercetar e prevenir o terrorismo.

Constam destes objetivos promover uma abordagem de justiça repressiva, prevenir e combater o extremismo religioso violento; harmonizar as respostas e promover a cooperação regional e internacional contra o terrorismo.

A declaração política complementar apresenta ações a lançar pelos Estados-membros confrontados com a ameaça do terrorismo na região, em colaboração com parceiros e no espírito dos instrumentos continentais e internacionais pertinentes.

A reunião de 24 horas receberá uma sucinta informação sobre a evolução das operações militares no Mali lançadas pela Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) liderada pelos países africanos e por Franças, e sobre as eleições legislativas e presidenciais previstas para julho de 2013 neste país.

A reunião permitirá igualmente passar em revista o processo parlamentar na Guiné-Bissau com vista a adotar um novo roteiro para a transição na perspetiva da realização de eleições livres e justas este ano.

Versará igualmente sobre informações atualizadas relativas à execução do Programa de Reforma do Setor da Defesa e Segurança do país.

O relatório da reunião ministerial será examinado pelos líderes da região durante a sua 42ª cimeira (de 48 horas) prevista para 27 de fevereiro corrente em Yamoussoukro, a capital ivoiriense, lê-se no comuncado.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/DD 25fev2013

25 Fevereiro 2013 18:12:44




xhtml CSS