Cimeira da CEDEAO sobre paz e segurança inicia na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A 42ª Cimeira Ordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciou esta quarta-feira em Abidjan, a capital da
Côte d'Ivoire, para discutir questões relativas à paz e à segurança na sub-região, nomeadamente a situação no Mali e na Guiné-Bissau.

Durante esta reunião de 48 horas, os líderes da sub-região examinarão um memorando apresentado pelo presidente da Comissão da CEDEAO, Kadré Désiré Ouaédraogo, sobre a evolução da situação no Mali, após o lançamento da ofensiva militar em curso contra os grupos terroristas armados no norte do país.

O Presidente Blaise Compaoré do Burkina Faso, medianeiro regional da crise maliana, fará igualmente uma apresentação durante esta cimeira, que foi precedida por uma sessão de emergência do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, que agrupou os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros.

A cimeira estudará também uma comunicação do presidente do Grupo de Contacto Regional, bem como o relatório da reunião do Conselho de Mediação e Segurança.

Os líderes da região refletirão igualmente sobre o relatório da 69ª reunião ordinária do Conselho dos Ministros da CEDEAO realizada em dezembro de 2012 em Abidjan, que tomou decisões importantes, nomeadamente relativas ao mecanismo para o alargamento da Comissão de nove para 12 comissários.

A cimeira deverá contar com  a participação de 25 países não membros da CEDEAO, de África, da  Europa, e da América mas também de diferentes instituições internacionais.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 27fev2013

27 Fevereiro 2013 12:00:21




xhtml CSS