Chuvas torrenciais fazem 49 mortos no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) – Pelo menos 49 pessoas morreram em inundações que abalaram o subúrbio pantanoso de Nyabugogo, na capital rwandesa, Kigali, segundo um comunicado divulgado segunda-feira pelo Ministério da Gestão das Catástrofes e Assuntos dos Refugiados.

Fortes chuvas abalaram regularmente várias regiões do Rwanda desde o fim de semana e as contas oficiais indicam que inundações devastadoras destruíram cerca de 500 casas, obrigando à evacuação de centenas de pessoas das zonas afetadas.

Pelo facto de a chuva ter continuado a cair, um deslizamento de terra bloqueou uma autoestrada que liga Kigali à região sul, deixando centenas de viajantes e veículos na estrada.

As autoridades locais e as organizações civis juntaram-se aos soldados e à Polícia numa operação de socorro que envolveu igualmente o desembaraço duma massa de terra e rochas nas estradas bloqueadas.

Durante este tempo,  a companhia aérea local "Akagera Aviation" ofereceu voos charters de helicópteros a tarifas reduzidas para facilitar a circulação dos viajantes entre Kigali e a província afetada do norte.

Nas suas previsões, o Serviço Meteorológico do Rwanda (SMR) declarou que haveria trovoadas generalizadas nos próximos dias.

« As imagens satélites do momento mostram um nível elevado da humidade com nuvens que poderão causar outras chuvas torrenciais em todo o país », indicou o SMR num comunicado.

-0- PANA TWA/AR/MTA/TBM/SOC/MAR/IZ 10maio2016

10 Maio 2016 14:57:14


xhtml CSS