Cabo Verde participa em encontro de escritores de língua portuguesa em Luanda

Praia, Cabo Verde (PANA) – Os Cabo-verdianos José Luiz Tavares e João Lopes Filho vão representar o arquipélago no V Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), previsto em Luanda de 21 a 23 de janeiro corrente, soube a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia de fonte segura.

O poeta José Luiz Tavares, nascido na Ilha de Santiago em 1967, lançou em dezembro de 2014 o seu livro “Coração de Lava”, considerado pela crítica com uma das maiores obras da literatura cabo-verdiana publicadas no ano passado.

Formado em Literatura e Filosofia, Jose Luiz Tavares ganhou com o seu primeiro livro, “Paraíso Apagado por um Trovão”, o Prémio Mário António de Poesia 2004, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2005, o seu segundo livro, “Agreste Matéria Mundo”, foi contemplado com o Prémio Jorge Barbosa. Ele colaborou com jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil e trabalha atualmente na tradução de poemas de Fernando Pessoa e Camões.

O escritor João Lopes Filho, autor de mais de 20 obras de caráter académico e literário, foi distinguido em 2010 em Angola com o prémio Sonangol de literatura pela sua obra "Percursos e destinos” no valor de 50 mil dólares americanos.

Com o valor do prémio Sonangol, o escritor, doutor em Antropologia, investigador e professor na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Cabo Verde, decidiu criar uma fundação com o seu nome para promover as artes culturais.

O encontro na capital angolana, organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em colaboração com a Comissão Administrativa de Luanda, tem como tema geral “As Cidades na Literatura”.

Com  base no tema, serão analisados os três subtemas centrais: “As Migrações e as Cidades”, “Dinâmicas, Transformações e Ambiente Social” e “A Infância nas Cidades”.

A edição deste ano integra-se nas comemorações dos 439 anos da fundação da cidade de Luanda e tem por objetivo contribuir para o diálogo e o enriquecimento recíproco entre escritores dos diferentes continentes.

Estão já confirmadas as presenças dos escritores  António Fonseca, Carmo Neto, Manuel Rui Monteiro e Pepetela (Angola), Marco Guimarães (Brasil), João Lopes Filho e José Luiz Tavares (Cabo Verde), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Miguel Senna Fernandes (Macau), Suleiman Cassamo e Ungulani Ba Ka Khosa (Moçambique), José Carlos de Vasconcelos e José Fanha  (Portugal), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe) e Luís Cardoso "Takas (Timor-Leste).

-0-  PANA  CS/TON  19jan2015

19 Janeiro 2015 15:12:48


xhtml CSS