CEDEAO ajuda Guiné-Bissau a restaurar ordem constitucional

Abuja, Nigéria (PANA) – O presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Kadré Ouédraogo, instou todas as partes interessadas a desempenharem o seu papel para o restabelecimento rápido da ordem constitucional e da democracia na Guiné-Bissau, indica um comunicado divulgado quinta-feira em Abuja.

Ao receber uma delegação de ministros bissau-guineenses e o chefe da Missão da CEDEAO na Guiné-Bissau (ECOMIB), o coronel Gnibanga Barro, terça-feira em Abuja, a capital da Nigéria, Kadré Ouédraogo preconizou a aplicação urgente do plano de transição política, incluindo, entre outros, a realização de eleições livres, justas, transparentes e credíveis no país.

Ele sublinhou igualmente a necessidade de acelerar a reforma do setor da segurança e da defesa com o apoio da CEDEAO, acrescentando que a organização sub-regional e outros parceiros, como a União Africana (UA), a União Europeia (UE), as Nações Unidas e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), apoiam totalmente os esforços para pôr termo à crise na Guiné-Bissau.

A CEDEAO e estas quatro organizações devem enviar uma missão conjunta à Guiné-Bissau em fevereiro corrente para passar em revista a situação no terreno.

A ECOMIB foi desdobrada na Guiné-Bissau em março de 2012 no quadro dum Acordo de Missão e dum Protocolo de Acordo sobre a aplicação do plano para o programa de reforma do setor da segurança e da defesa, assinado entre este países e a CEDEAO, quando Kadré Ouédraogo se deslocou em novembro de 2012 a este país da África Ocidental.

Com mais de 600 soldados e polícias do Burkina Faso, da Nigéria e do Senegal, a ECOMIB está encarregue de garantir a segurança dos órgãos de transição no país, em substituição dos 600 soldados soldados desdobrados em março de 2011 após um acordo entre Angola e a Guiné-Bissau.

O mandato inicial de seis meses da ECOMIB, que expirou a 17 de novembro de 2012, foi prorrogado por seis meses.

-0- PANA SEG/FJG/AAS/SOC/FK/TON 15fev2013

15 Fevereiro 2013 09:14:25




xhtml CSS