Avião ultraleve escala Cabo Verde na viagem à volta ao mundo para medir poluição

Praia, Cabo Verde (PANA) - O avião ultraleve WT9, pilotado pelo Esloveno Matevz Lenarcic, e que está a fazer uma volta ao mundo para medir a percentagem da poluição do ar por carbono negro, escalou terça-feira a ilha cabo-verdiana do Sal, para se abastecer, apurou a PANA na cidade da Praia.

Uma nota de imprensa da Embaixada de Cabo Verde em Bruxelas (Bélgica), dá conta que o piloto levantou voo na manhã da sexta-feira, 25, do Aeroporto de Portoroz, na costa da Eslovénia, para uma volta ao mundo no quadro da missão "Green Light Worldflight".

A mesma fonte indica que, ao longo dos 30 dias, tempo previsto para a  duração do voo, o piloto esloveno pretende recolher o máximo de dados possíveis sobre os níveis de poluição do ar com carbono negro ao longo de sua rota, ao norte do Equador.

No primeiro dia, o avião fez um trajeto de cerca de 2,050 km em nove horas, do aeroporto de Portorož para a cidade de Jerez, localizada no sul de Espanha, onde o piloto passou a noite antes de continuar a viagem rumo a Cabo Verde.

“Nos primeiros sete dias da missão, Matevž Lenarcic planeia voar cerca de 15 mil quilómetros, parando em Fort De-France na  Martinica,  em Fort Pierce na Flórida e Salinas na Califórnia”, acrescenta a mesma fonte.

De acordo com o comunicado, o avião possui tanques de combustível adicionais, que podem acomodar até 300 litros de gasolina sem chumbo, que lhe permitem voar mais de quatro mil quilómetros sem ter de se pousar.

Foi adicionalmente equipado com um aethalometer, um instrumento de medição produzido pela empresa eslovena Aerosol, que permite a medição constante de carbono negro no ar durante o voo.

Toda esta missão pode ser transmitida ao vivo no www.worldgreenflight.com, onde, segundo a Embaixada de Cabo Verde em Bruxelas, a posição e os dados do avião sobre os níveis de carbono negro no ar será constantemente indicada em tempo real.

A missão GreenLight Worldflight é apoiada pelo Governo da Eslovénia e pelos European Greens.

-0- PANA CS/IZ 30março2016


30 Março 2016 13:49:50


xhtml CSS