Alassane Ouattara diz estar impaciente para exercer poder na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – Alassane Ouattara, Presidente da Côte d'Ivoire proclamado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e reconhecido pela comunidade internacional, disse na sua mensagem de Ano Novo à Nação estar impaciente para exercer totalmente o poder.

« Vocês se interrogam quanto tempo vai durar uma situação tão prejudicial ao vosso bem-estar moral e material. Como vocês, deploro o tempo perdido e estou impaciente de poder aplicar o meu programa que tem por objetivo melhorar as condições de vida das mulheres, dos camponeses, dos trabalhadores e criar empregos para os jovens », disse Ouattara ao dirigir-se aos seus compatriotas.

Para ele, o ano de 2011 será o da « ruptura com os 10 anos de sofrimento, de pobreza, de morte e de assassinatos ».

« 2011 permitirá esquecer este passado recente feito de desordem e de separação. Vamos selar um novo pacto de fraternidade e de solidariedade. Vamos reafirmar a nossa vontade de viver juntos como irmãos e irmãs, com todos os que escolheram viver connosco na terra ivoiriense », prometeu.

Segundo ele, esta ruptura será marcada pela prática das virtudes fundamentais do Presidente Félix Houphouët-Boigny (primeiro Presidente da Côte d'Ivoire), designadamente o perdão e a paz nos comportamentos de todos os dias.

« Com estas disposições espirituais e morais, faremos recuar a incomprensão e a discórdia para nos virar resolutamente para um futuro de paz, de concórdia e de prosperidade. 2011 marcará o regresso da Côte d'Ivoire ao concerto das Nações e vamos novamente orgulhar-nos de ser Ivoirienses », concluiu.

Alassane Ouattara, apoiado pela comunidade internacional, está baseado num hotel de luxo de Abidjan, enquanto o seu adversário, Laurent Gbagbo, proclamado Presidente pelo Conselho Constitucional e apoiado pelo Exército regular, continua a ocupar o Palácio Presidencial e mantém-se surdo aos apelos para ceder o poder.

-0- PANA GB/JSG/MAR/TON 31Dez2010

31 Dezembro 2010 12:07:19




xhtml CSS