Agência Panafricana de Notícias

Última vaga de juiz do TIJ atribuída a magistrado indiano

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O juiz indiano Dalveer Bhandaria venceu, segunda-feira, por maioria de votos a última vaga no Tribunal Internacional de Justiça (CIJ), principal órgão judicial das Nações Unidas.

Bhandari era o único candidato concorrente ao posto, depois da retirada pelo Reino Unido da candidatura de Christopher Greenwood.

Ele junta-se a Ronny Abraham (França), Chaloka Beyani (Zâmbia), António Augusto Cançado Trindade (Brasil), Nawaf Salam (Líbano), e Abdulqawi Ahmed Yusuf (Somália), como quinto juiz que estatuirá ao lado de 10 outros juízes do TIJ.

Bhandaria iniciará o seu mandato de nove anos a partir de 6 de fevereiro de 2018.

O Tribunal é composto de 15 juízes, que são eleitos por maioria absoluta simultaneamente na Assembleia Geral e no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Cinco assentos são renovados cada três anos.

Instituído em junho de 1945 pela Carta das Nações Unidas, o TIJ representa o órgão judicial principal da organização. O Tribunal, que é assistido pelo Secretariado seu órgão administrativo, está sediado no Palácio da Paz, em Haia (Países Baixos).

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/IZ 21nov2017