Agência Panafricana de Notícias

África prepara posição comum ao fórum de Busan sobre ajuda ao desenvolvimento

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - Os países africanos vão apresentar uma posição comum ao quarto Fórum de Alto Nível de Busan (Coreia do Sul) sobre a eficácia da ajuda ao desenvolvimento a ter lugar em Novembro próximo, soube a PANA domingo de fontes oficiais em Addis Abeba.

Para preparar esta posição comum, peritos da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA) vão iniciar segunda-feira na capital etíope, Addis Abeba, concertações sobre os documentos a serem submetidos ao Fórum de Busan.

Estas concertações terão lugar durante a quarta reunião anual conjunta da Conferência dos Ministros da Economia e Finanças da UA e da Conferência dos Ministros das Finanças, Planeamento e Economia da ECA.

No quadro do Fórum de Busan, é inaugurada na mesma segunda-feira a "Plataforma para Eficácia do Desenvolvimento (APDev)", uma iniciativa da UA e da Agência do NEPAD (Novo Programa para o Desenvolvimento de África).

Uma das atividades programáticas chaves desta plataforma consiste na coordenação e consolidação das vozes africanas sobre o encontro de Busan.

Conjuntamente coordenada pela Comissão da UA e pela Agência de Planificação e Coordenação do NEPAD, a APDev é uma plataforma física e virtual de atores múltiplos e um mecanismo organizacional para mobilizar os atores e decisores políticos africanos, com vista a materializar os resultados do desenvolvimento sustentável.

Numa entrevista à PANA, o vice-presidente da Comissão da CEDEAO (Comunidade Económica dos Países da África Ocidental), Jean de Dieu Somba, saudou a criação desta plataforma que descreveu como "uma excelente iniciativa".

Ele precisou ter chegado o tempo de África adotar uma posição comum sobre vários pontos, nomeadamente a ineficácia da ajuda no desenvolvimento em África.

Aprovada durante a 15ª cimeira da UA de julho de 2010 em Kampala, Uganda, a APDev agrupa, entre outros, representantes de governamentais, parlamentares, de organizações da sociedade civil, do setor privado, das universidades e das comunidades económicas regionais.

Os seus membros partilham os seus conhecimentos para responder ao contexto dinâmico das relações regionais e internacionais a fim de reforçar o compromisso de África para uma materialização completa dos objetivos de desenvolvimento.

No quarto Fórum de Alto Nível que se realiza de 29 de novembro a 1 de dezembro de 2011, os participantes deverão não limitar-se a apresentar o balanço das suas realizações mas definir também um novo quadro para melhorar a qualidade da ajuda, de maneira a atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

-0-PANA IT/SSB/IZ 27março2011