Agência Panafricana de Notícias

África do Sul repatria restos mortais do defunto Presidente do Malawí

Blantyre, Malawi (PANA) – O Governo sul-africano ordenou ao Exército sul-africano para repatriar os restos mortais do defunto Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, indica um comunicado divulgado sexta-feira pelos serviços de imprensa das Forças Armadas Sul-Africanas em Pretória a capital do país.

« Os membros da família do defunto vão acompanhar o caixão. Uma cerimónia sóbria será organizada para se despedir do defunto Presidente. O ex-Presidente terá direito a uma cerimónia de adeus digna da sua estatura, será uma das contribuições que mostram que a África do Sul milita a favor duma África e dum mundo melhores», indica o comunicado.

O ministro sul-africano das Relações Internacionais, Maite Mashabane, deslocou-se sexta-feira ao Malawi, portadora duma mensagem de condolências do Presidente sul-africano, Jacob Zuma, à nova Presidente do Malawi, Joyce Banda.

Ela declarou que a África do Sul poderá oferecer combustível para facilitar o repatriamento dos restos mortais durante a cerimónia funebre.

A Zâmbia ofereceu cinco milhões de litros de combustível ao Malawi, segundo o seu ministro das Minas, Energia e Hidráulica, Chistopher Yaluma, que também rumou pelo Malawi sexta-feira para apresentar simbolicamente a oferta.

O Malawi atravessa atualmente uma crise enérgica grave exacerbada pela penúria de divisas devida à suspensão da ajuda de diversos países ocidentais ao Malawi.

-0- PANA RT/SEG/ASA/AAS/SOC/MAR/DD 15abril2012