Agência Panafricana de Notícias

África do Sul preside ao Conselho de Segurança das Nações Unidas

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul assumiu, esta terça-feira, a presidência mensal rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU).

Esta é a segunda vez que o país ocupa este cargo durante o seu mandato de dois anos no Conselho (2019-2020).

Pretória usará o seu papel para se concentrar no reforço da cooperação entre a União Africana (UA) e as Nações Unidas (ONU) e sublinhar a importância de uma abordagem proativa para manter a paz e a segurança internacionais.

O ministro sul-africano das Relações Internacionais, Naledi Pandor, presidirá a um um debate virtual sobre governança e a reforma do setor de segurança, na quarta-feira, e o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, presidirá também a um debate virtual sobre a cooperação entre a UA e as Nações Unidas, no dia seguinte.

Com base nos ciclos de relatórios do Conselho de Segurança, novas reuniões serão realizadas sobre as situações no Afeganistão,  na África Central, na República Democrática do Congo, na Palestina, na Somália, no Sudão do Sul,  na República do Sudão, na Síria e no Iemen.

O porta-voz do Governo, Clayson Monyela, observou que a participação da África do Sul no Conselho de Segurança como membro eleito é uma continuação da sua abordagem atual ao multilateralismo, guiado pela experiência nacional do país em termos do desmantelamento pacífico do apartheid e da procura de uma solução política negociada.

"A herança do Presidente Nelson Mandela e o seu esforço em direção a uma solução pacífica e inclusiva para a África do Sul continua sendo a pedra angular deste objetivo de política externa", declarou-se.

Ele acrescentou que servir no Conselho de Segurança das Nações Unidas deu à África do Sul a oportunidade de contribuir significativamente para o objetivo da União Africana de acabar com os conflitos e silenciar as armas no continente.

-0- PANA CU/MA/BAI/TBM/SOC/MAR/IZ 01dez2020