Agência Panafricana de Notícias

África do Sul e Somália oficializam relações diplomáticas

Cidade de Cabo, África do Sul (PANA) - A África do Sul estabeleceu relações diplomáticas oficiais com a Somália e comprometeu-se a conceder-lhe 100 milhões de rands (13 milhões de dólares americanos), para ajudar o Governo de transição deste país do Corno de África a criar instituições de governação adequadas.

A ministra sul-africana das Relações e Cooperação Internacionais, Maite Nkoana-Mashabane, manifestou o desejo de ver esta iniciativa permitir aos dois países resolver o problema dos dois Sul-Africanos detidos por piratas.

A governante falava no termo de um encontro com o seu homólogo somalí, Mohamed Abdullahi Omar, em Pretória, terça-feira.

"A instabilidade que persiste nas outras regiões da Somália é um húmus fértil para a pirataria. A África do Sul está preocupada com a ameaça da pirataria e o roubo ao largo das costas somalís, em particular ao longo do Canal moçambicano", disse, acrescentando que as instituições somalís devem ser reforçadas para lhes permitir perseguir estes piratas.

A Sul-Africana Debbie Calitz e o seu parceiro Bruno Pelizzari foram capturados por piratas somalís ao largo da Tanzânia em 2010, enquanto viajavam para a África do Sul.

Barcos do mundo inteiro patrulham atualmente as águas somalís, e a África do Sul afirmou estar pronta a desempenhar um papel militar para lutar contra este flágelo.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 14março2012