Agência Panafricana de Notícias

África do Sul desdobra mil 345 soldados na RDC

Joanesburgo, África do Sul (PANA) – O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, informou esta sexta-feira o Parlamento sobre o desdobramento de mil e 345 elementos da Força Nacional de Defesa sul-africana junto da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (RDC).

O contingente servirá sob a bandeira da Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO), disse o Presidente Zuma num comunicado.

O desdobramento vai durar até março de 2014 e custará 402 milhões de rands (39 milhões de dólares), indicou.

"Os nossos soldados cumprem um trabalho execional no continente. Felicitamo-los e lhes garantimos o apoio dos seus compatriotas por contribuirem para a construção de uma África melhor, enquanto força de paz. Estamos muito orgulhosos deles e da sua contribuição para o desenvolvimento e o renascimento de África", disse o Presidente Zuma.

No mesmo contexto, o chefe do Estado sul-africano encontra-se desde quinta-feira em Luanda, em Angola, para consultas com os seus homólogos angolano e da RD Congo, José Eduardo dos Santos e Joseph Kabila, respetivamente.

Os três chefes analisarão uma série de questões ligadas à paz e estabilidade na região, nomeadamente esforços de paz em curso no leste da RDC.

-0- PANA CU/SEG/NFB/AAS/IBA/CJB/DD 23ago2013