Agência Panafricana de Notícias

África do Sul boicota conferência sobre turismo em Israel

Cidade doCabo- África do Sul (PANA) -- A Confederação dos Sindicatos Sul- Africanos (COSATU), a União dos Trabalhadores Municipais Sul-Africanos (SAMWU) e a Coligação Sul-Africana para uma Palestina Livre (CFP) saudaram a decisão do Ministério sul-africano do Turismo de não participar na 86ª Conferência do Comité de Turismo da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), esta semana em Jerusalém (Israel).
Por esta decisão, a África do Sul junta-se à Grã-Bretanha, à Espanha e à Turquia que se recusaram a assistir a esta conferência que Israel deve acolher de 20 a 22 de Outubro em Jerusalém.
O anúncio foi feito segunda-feira que a Organização de Libertação da Palestina (OLP) respondeu ao apelo do Fatah, dos sindicatos e organizações da sociedade civil palestinas a favor do boicote desta conferência devido à ocupação ilegal por Israel, nomeadamente de Jerusalém.
Este boicote cresceu depois de o ministro do Turismo israelita, Stas Misezhnikov, ter declarado na semana passada que a participação nesta conferência seria "reconhecer que nós (Israel) temos um Estado cuja capital reconhecida é Jerusalém".