Agência Panafricana de Notícias

África do Sul aplica novas medidas contra tráfico de esteroides no país

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O Instituto Sul-Africano para um Desporto Sem Droga anunciou esta quinta-feira a intalação do Sistema de Informação Antidoping para atacar as associações criminosas que controlam o tráfico das drogas ilegais destinadas a aumentar a eficiência.

O diretor deste instituto, Khalid Galant, que anunciou este projeto, declarou que o tráfico dos produtos estimulantes representava um maior mercado no país.

« As informações disponíveis e as detenções efetuadas indicam uma implicação considerável de associações de malfeitores que fabricam os esteroides ilegais para branquear bens mal adquiridos.

« A receita destas atividades é elevada e os riscos são menores para estes grupos de fabricar e vender esteroides, contrariamente a estupefacientes como a cocaína, a heroína ou ao fabrico de metanfetamina », declarou.

Galant sublinhou que grupos criminosos controlavam uma parte signficativa do mundo do desporto e que a Polícia Internacional (Interpol) e a Agência Mundial Antidoping (AMA) confirmaram a implicação destes grupos no tráfico de esteroides e afirmaram que o tráfico des produtos estimulantes rendia mais dinheiro do que o da heroína.

Durante uma recente conferência sobre a luta contra o doping no desporto em Twickenham, no Reino Unido, as duas agências apelaram ao mundo desportivo para lutar contra estes grupos criminosos.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 12maio2011