Agência Panafricana de Notícias

África do Sul acolhe jogos de futebol contra xenofobia

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A equipa nacional de futebol da África do Sul vai disputar dois jogos amistosos internacionais com países vizinhos com o objetivo de sensibilizar o público aos problemas de xenofobia que manchou a imagem do país nos últimos dias, anunciou domingo a Federação Sul-africana de Futebol (SAFA).

"Queremos utilizar estes dois jogos amistosos internacionais contra a xenofobia, como um instrumento para unir este continente. O que ocorreu nos últimos dias criou realmente um choque e a consternação na maioria das populações", declarou o Presidente Diretor-Geral (PDG) da SAFA, Dennis Mumble.

Revelou que Nelson Mandela (ex-Presidente sul-africana) falava do poder do desporto de unir pessoas de diferentes horizontes da vida e "queremos aproveitar o poder do futebol para unirmos este continente e extirpar este mal de certos indivíduos frustrados na nossa sociedade".

Os pormenores dos dois jogos amistosos internacionais serão anunciados brevemente pela SAFA.

"Somos um continente, uma África, somos todos Africanos e dizemos não à xenofobia", acrescentou Mumble.

A África do Sul conheceu nos últimos dias uma das mais violentas ondas de ataques xenófobos que fizeram pelo menos sete mortos nas suas cidades de Durban e de Joanesburgo.

–0– PANA CU/AR/ASA/BEH/MAR/DD 19abril2015