Agência Panafricana de Notícias

África convidada a reforçar políticas de adaptação às mudanças climáticas

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Os países africanos devem reforçar as suas políticas e intervenções com vista a uma adaptação eficaz às mudanças climáticas, declararam os participantes na primeira conferência sobre as mudanças climáticas e desenvolvimento em África.

No termo da sua reunião, os participantes sugeriram que um acento particular seja posto no crescimento da eficácia da utilização das terras e da água, bem como da produtividade agrícola para reforçar a resistência às mudanças climáticas e melhorar a produção e a segurança alimentar em África.

Os países africanos são convidados a reforçar as capacidades, a reunir, analisar e explorar dados e informações climáticas a pôr à disposição dos decisores.

A conferência sublinhou o papel crucial das informações climáticas em África na planificação do desenvolvimento à escala nacional e na gestão das oportunidades e riscos ligados ao clima.

A conferência sublinhou igualmente a necessidade de se basear em factos e conhecimentos científicos estabelecidos graças à climatologia, dispor de dados, informações e sistemas de prestação de serviços fiáveis para permitir a África alcançar uma perceção comum dos sinais tangíveis da amplitude dos efeitos no seu crescimento económico e no seu desenvolvimento social.

Isto deverá permitir ao continente adotar em consequência medidas orientadas para a ação com vista a lutar contra os efeitos das mudanças climáticas.

Os centros regionais de excelência foram igualmente convidados a aprofundar a pesquisa sobre o clima centrada em África, para reforçar os fundamentos científicos e reduzir as incertezas das projeções climáticas destinadas aos utilizadores.

Para o efeito, eles consideram que a pesquisa deve corresponder às necessidades locais, ser mais concreta e fundada em políticas precisas.

Quanto aos cientistas africanos, eles são chamados a participar mais no processo de criação de novos conhecimentos, nomeadamente pela modelização das mudanças climáticas e contribuir assim para o reforço das capacidades do continente.

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/IZ 20out2011