Agência Panafricana de Notícias

África Ocidental toma medidas contra cibercriminalidade na região

Lomé, Togo (PANA) – Os ministros da Segurança dos cinco países-membros do Conselho de Entendimento da África Ocidental tomaram várias medidas para lutar contra a cibercriminalidade prevalecente no seu espaço, soube a PANA este domingo de fonte oficial.

O flagelo da cibercriminalidade regista um desenvolvimento exponencial nos países-membros do Conselho de Entendimento, favorecido pelo impulso rápido das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e pela sua facilidade de acesso, constataram os ministros.

No termo de uma reunião realizada de 21 a 23 de novembro corrente, em Lomé, a capital togolesa, eles propuseram a adoção, em cada Estado-membro, de uma estratégia nacional e a centralização da luta em torno duma estrutura única encarregada da partilha de informação para as demais unidades de investigação.

Recomendaram igualmente a criação de um laboratório de perícia em cibercriminalidade a nível sub-regional com o objetivo de difundir e partilhar os diferentes dados.

A nível internacional, os chefes de Estado foram chamados a estabelecer contacto com as estruturas especializadas em informática, como a Microsoft, para evitar bloqueios em matéria de investigação neste domínio.

Estas principais recomendações serão submetidas para validação à próxima cimeira do Conselho de Entendimento, órgão que trabalha para a integração política, social, cultural e económica, bem como a preservação da paz entre os seus membros, designadamente o Benin, o Burkina Faso, a Côte d’Ivoire, o Níger e o Togo.

-0- PANA FAA/JSG/SOC/FK/IZ 26nov2017