Agência Panafricana de Notícias

Ébola afeta economias de países afetados na África Ocidental

Túnis, Tunísia (PANA) – A febre hemorrágica do vírus do Ébola afetou duravelmente as economias e os povos dos três países mais afetados na África Ocidental (Guiné Conakry, Serra Leoa e Libéria) pela doença, indicou um novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Segundo Clément Saint Sébastine, responsável do PNUD que falava durante um briefing com a imprensa, declarou que todos os setores económicos, incluindo o alimentar, dos três países sofreram as consequências da doença.

É necessário tomar em consideração as situações económica e social nos três países afetados por este vírus muito perigoso e onde o processo do desenvolvimento baixou de maneira sensível durante o segundo semestre de 2014, explicou.

Ele acrescentou que a mão-de-obra foi particularmente afetada depois do encerramento de várias empresas e a subida sensível da taxa de inflação nas capitais dos três países.

Recomendando o apoio da produção alimentar, os investimentos nas infraestruturas e serviços sociais incluindo o sistema sanitário, o relatório do PNUD apelou para a necessidade de tomada de medidas rápidas e rigorosas com vista a relançar as economias locais.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/TON 18janeiro2015