Agência Panafricana de Notícias

€21 milhões para requalificar e ampliar marginal de São Tomé

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Governo são-tomense anunciou terça-feira a obtenção do último financiamento de 21 milhões de euros necessários para reabilitar e ampliar a marginal 12 de Julho, na capital do arquipélago, soube-se de fonte oficial em São Tomé.

O acordo de financiamento foi rubricado, em Luanda, capital de Angola, entre o embaixador são-tomense neste país da África Austral, Carlos Gustavos dos Anjos, e Anne Leeuwen, representante dos Países Baixos.

Uma nota enviada à PANA, em São Tomé, explica que a doação será feita em duas partes, sendo 12 milhões de euros para a implementação estrutural do projeto e o restante para assistência técnica.

A embaixadora Anne van Leeuwen referiu que “o projeto vai criar condições que no futuro permitirão ainda outras alterações e inovações infraestruturais, sobretudo, de índole turística com a montagem de pistas específicas para a circulação de peões, ciclistas, motociclistas bem como para a prática de desporto".

Segundo a diplomata neerlandesa, o financiamento  representa uma "significativa contribuição" para o desenvolvimento socioeconómico de São Tomé e Príncipe e para o bem-estar da sua população, em geral.

Além do Governo dos Países Baixos, o projeto de requalificação da costa marginal da capital de São Tomé e Príncipe, avaliado em cerca de 21 milhões de euros, contará ainda com o cofinanciamento do Banco Europeu de Investimento (BEI), indica o documento.

O projeto viabiliza a proteção costeira da marginal contra a erosão, através da quebra de ondas com barreira contra as águas marítimas.

Enquanto decorria a assinatura do acordo, em Angola, o primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, lançou a primeira pedra das obras de proteção costeira e tapagem de buracos ao longo da marginal.

Estas obras vão diminuir o impacto da degradação de alguns pontos da marginal e da estrada que liga o Palácio dos Congressos à Praia Lagarto, próximo ao aeroporto internacional da capital.

-0- PANA RMG/IZ 18dez2019