Agência Panafricana de Notícias

África reitera busca de reconhecimento e reparações justas do colonialismo

Luanda, Angola (PANA) - A União Africana (UA) reiterou a promoção de iniciativas que fortaleçam a unidade e coragem na busca pelo reconhecimento e por reparações justas relativamente aos crimes do colonialismo, soube a PANA de fonte oficial.

Esta posição foi manifestada pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, domingo último em Argel (Argélia), na Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo em África, sob o lema “Rumo à Reparação das Injustiças Históricas através da Criminalização do Colonialismo”.

Citado numa nota de imprensa do seu pelouro, Téte António expressou, também, em nome do Presidente da República de Angola e da UA, João Lourenço, “a profunda gratidão pelo convite formulado”, considerando o evento de “suma importância” na procura de justiça por parte dos africanos e afrodescendentes através de reparações.

Para o diplomata angolano, esta conferência concretiza a implementação da decisão 903 adotada pela Assembleia da UA.

A Conferência Internacional sobre os Crimes do Colonialismo em África sob o lema “Rumo à Reparação das Injustiças Históricas através da Criminalização do Colonialismo” visa identificar mecanismos eficazes, pragmáticos e sustentáveis para o reconhecimento, a reparação e a justa compensação das vítimas desta crueldade secular.

-0- PANA JA/DD 1dez2025