Agência Panafricana de Notícias

preços de combustíveis aumentam na Zâmbia devido à depreciação do kwacha local

Lusaka, Zâmbia (PANA) – O Gabinete Regulador da Energia (ERB) na Zâmbia anunciou o aumento dos preços dos combustíveis em média de 8,3 porcento a partir desta sexta-feira devido à depreciação do kwacha, a moeda local.

A gasolina aumentou 7,22 porcento, o gasóleo 8,7 porcento e o petróleo refinado 9,45 porcento, enquanto os preços em quantidade foram ajustados em alta de 11,15 porcento.

O ERB imputou esta subida à depreciação cumulada do kwacha face ao dólar americano.

« A taxa de câmbio do kwacha face ao dólar americano depreciou-se muito em 5,40 kwachas durante a última revisão dos preços em abril de 2013 para um nível atual de 6,20 kwachas contra o dólar de 18,8 porcento cumulativamente.

« Esta depreciação cumulada do kwacha face ao dólar americano foi a principal causa da subida dos preços de combustíveis », indica o ERB num comunicado divulgado quinta-feira à noite.

Segundo o ERB, uma análise das expedições de matérias-primas em março de 2014 revelou que, se os preços não tivessem mudado, terca sido observada uma diminuicao sido nas expedições das matérias-primas a refinar.

Para evitar esta diminuição e obter os recursos financeiros adequados para manter a aquisição e o abastecimento de produtos petrolíferos, torna-se necessário rever os preços de combustíveis , segundo o ERB.

-0- PANA MM/SEG/FJG/JSG/FK/18abril2014