Agência Panafricana de Notícias

Índia promete $ 10 biliões em crédito concessional a África

Nova Delhi, Índia (PANA) - A Índia prometeu desembolsar 10 biliões de dólares americanos na forma de crédito concessional aos países africanos ao longo dos próximos cinco anos, no âmbito do reforço da parceria entre este país asiático e o continente negro.

De acordo com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que falava na abertura da III cimeira do Fórum Índia-África, este montante não inclui os programas de crédito atualmente em curso.

Adicionalmente, esclareceu Modi, o seu país irá oferecer uma ajuda não reembolsável de 600 milhões de dólares americanos para África, ao longo do mesmo período.

“Isto incluirá um Fundo de Desenvolvimento Índia-África de 100 milhões de dólares americanos e um Fundo Índia-África para a Saúde de 10 milhões de dólares americanos. Também inclui 50 mil bolsas de estudo na Índia ao longo dos próximos cinco anos", indicou.

Num discurso marcado por promessas e um forte apelo para a união de forças entre o seu país e o continente africano, Modi afirmou que a Índia também vai apoiar "a expansão das instituições de qualificação, formação Pan África E-Rede e a aprendizagem em toda a África”.

Desde a primeira cimeira Índia-África de 2008, também em Nova Delhi, este país comprometeu-se a disponibilizar 7,4 biliões de dólares americanos em crédito concessional e 1,2 bilião de dólares em subvenções.

Além disso, comprometeu-se igualmente a criar 100 instituições de capacitação e desenvolvimento de infraestrutura, transporte público, energia limpa, irrigação, agricultura e capacidade de fabricação em toda África.

No âmbito destes esforços, segundo Modi, cerca de 25 mil jovens africanos foram formados na Índia nos últimos três anos. “Eles são as 25 mil novas ligações entre nós”, disse.

A cimeira deste ano, concebida no âmbito do reforço da cooperação entre a Índia e África, face à atual conjuntura mundial, foi antecedida por uma série de encontros preparatórios, incluindo a Reunião de Altos Funcionários e dos Ministros dos Negócios Estrangeiros dos países participantes.

-0- PANA AIM/IZ 30out2015