Agência Panafricana de Notícias

Ivoirienses chamados a investir na agricultura de subsistência

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O Presidente ivoriense, Laurent Gbagbo, apelou sexta-feira última aos seus compatriotas para investirem cada vez mais no sector da agricultura de subsistência.
"Na nossa terra, a agricultura não nos mantém! Estamos sentados por cima de sacos de café e de cacau e estamos com fome", deplorou Gbagbo por ocasião da comemoração, sexta-feira, do 49º aniversário da independência da Côte d'Ivoire.
O chefe do Estado ivoiriense estimou nessa ocasião que não vale a pena ganhar dinheiro exportando o café e o cacau, e gastar este dinheiro para comprar arroz".
Segundo ele, não se trata tão-pouco de abandonar as culturas de renda, mas se trata de valorizar as terras cultivando o inhame e o arroz para manter o país.
A agricultura de subsistência não deve ser só o apanágio das mulheres ou duma única região do país, indicou igualmente o Presidente Gbagbo durante esta cerimónia em que actores do sector agrícola foram incentivados.
O 49º aniversário da independência da Côte d'Ivoire foi marcado por um desfile de todos os corpos do Exército ivoiriense.