Agência Panafricana de Notícias

Itália pronta para ajudar Líbia na fase de transição

Tripoli, Líbia (PANA) – O primeiro-ministro italiano, Mateo Renzi, afirmou a disponibilidade do seu país de apoiar a Líbia a atravessar esta fase de transição, exprimindo “a esperança de que o Governo de Reconciliação Nacional possa trabalhar para o benefício da Líbia e do seu povo”.

O chefe do Governo italiano exprimiu, numa declaração este fim de semana em Washington, a rejeição do seu país contra bombardeamentos aéreos, numa alusão à exclusão de qualquer intervenção militar na Líbia, segundo a imprensa líbia.

Renzi indicou na sua declaração que Itália representa o país que dá « o maior apoio à Líbia e que ela está pronta para fazer cada vez mais em virtude do apoio social e da cooperação internacional, mas isto não significa optar pelo bombardeamento na Líbia ».

A quarta cimeira sobre o nuclear, uma iniciativa lançada pelo Presidente norte-americano Barack Obama em 2010 com o projeto de avançar nas negociações sobre o desarmamento, foi encerrada a 1 de abril corrente em Washington por um apelo para uma extrema vigilância contra a eventualidade dum ataque terrorista com recurso ao material nuclear.

-0-PANA BY/BEH/FK/IZ 3abril2016