Agência Panafricana de Notícias

Itália projeta abrir consulado no leste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O embaixador da Itália na Líbia, Giuseppe Perroni, anunciou a disponibilidade do seu país de abrir um consulado no leste da Líbia para facilitar a concessão de vistos aos cidadãos líbios locais e consolidar a cooperação mútua em todos os domínios.

O embaixador italiano fez este anúncio durante uma reunião com o presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, que também versou sobre a cooperação mútua nos domínios económico, educativo, sanitário, cultural e de segurança, indicou um conselheiro para imprensa do presidente do Parlamento líbio, Fathi al-Mreimi, no termo deste encontro segunda-feira à noite em Tobrouk, no leste da Líbia.

De acordo com Al-Mreimi, o diplomata sublinhou que "o seu país está interessado pela estabilidade da Líbia e a trabalhar para ajudar todas as partes líbias desavindas a estabelecerem a estabilidade e a paz na Líbia, pois isto tem repercussões na estabilidade da Itália".

De facto o embaixador italiano avistou-se segunda-feira em Tobrouk com o presidente da Câmara dos Representantes, Aguila Saleh, na sede desta instituição, sobre a crise líbia e o Acordo Político líbio (assinado a 17 de julho de 2015 em Shikrat, em Marrocos, atualmente no impasse.

,Também evocaram o levantamento do embargo sobre as armas a favor do Exército líbio, o tratamento, na Itália, de soldados líbios feridos bem como a problemática da emigração clandestina.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 7fev2017