Agência Panafricana de Notícias

Itália e Estados Unidos analisam situação líbia e luta contra Daech

Tripoli, Líbia (PANA) – O secretário de Estado americano, John Kerry, avistou-se com o seu homóloho italiano, Paolo Gentiloni, na cidade italiana de Milano, para analisar a situação na Líbia e os meios de lutar contra o Daech (Estado Islâmico), noticiaram no fim de semana jornais líbios.

Numa declaração à imprensa, o porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, indicou que « as discussões italo-americanas permitiram abordar os últimos desenvolvimentos da situação na Líbia e a cooperação entre os Estados Unidos e a Itália na luta contra a organização terrorista Daech ».

Kirby acrescentou que os dois governantes discutiram igualmente sobre a evolução global da região do Médio Oriente, nomeadamente o conflito na Síria.

Um comunicado publicado pelo Departamento de Estado americano indica que “Kerry saudou o papel de primeiro plano desempenhado pela Itália na abordagem das crises de migrantes e dos refugiados ».

O encontro versou igualmente sobre o papel da Rússia na Europa e no Médio Oriente, lê-se na nota.

O secretário de Estado americano está a efetuar uma visita à cidade de Milano no quadro dum périplo que envolve igualmente várias cidades europeias, nomeadamente Paris (França), Madrid (Espanha) e Berlim (Alemanha).

-0- PANA BY/TBM/FK/DD 19out2015