Agência Panafricana de Notícias

Itália deseja organização de eleições presidenciais livres em 2019 na Líbia

Roma, Itália (PANA) - O presidente do Conselho Italiano, Giuseppe Conte, diz esperar ver organizadas em 2019 eleições presidenciais na Líbia para permitir ao povo líbio escolher e determinar o futuro da democracia no seu país.

Durante uma reunião com o jornal italiano "La Stampa", segunda-feira última, Conte acrescentou é isto a sua esperança, depois da sua recente visita à Líbia e depois da sua reunião com o presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio de Entendimento Nacional, Fayez Al Sarraj.

Também se avistou, nessa ocasião, com o comandante-geral das Forças Armadas líbia, nomeado pela Câmara dos Representantes (Parlamento), o marechal Khalifa Haftar, o presidente do Parlamento, Aguila Salah, e o presidente do Alto Conselho do Estado, Khaled Al Mouchri.

A decisão de organizar as presidenciais, em 2019, cabe ao povo líbio, frisou o primeiro-ministro italiano, acrescentando que "o sentimento que me anima, nos últimos meses e que partilho com os meus interlocutores líbios é que existe uma forte expetativa para a estabilidade por parte dos cidadãos líbios".

O roteiro de paz para este processo existe efetivamente duma maneira ou duma outra, nos resultados da conferência internacional de Parlermo (sobre a Líbia), revelou ainda Conte, exprimindo o desejo de que o documento complemente orientações da conferência nacional a ser organizada pelo enviado especial das Nações Unidas na Líbia, Ghassan Salamé, em fevereiro próximo.

-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 26dez2018