Agência Panafricana de Notícias

Itália concede 1,4 milhão para emergência humanitária na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Itália concedeu um milhão e 400 mil euros para a emergência humanitária na Líbia, anunciou o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, citado quinta-feira por jornais líbios.

Um comunicado divulgado no site do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros indicou que a Direção Geral da Cooperação para o Desenvolvimento do Ministério "decidiu conceder um conjunto de intervenções humanitárias na Líbia num valor total de 1,4 milhão de euros".

Esta ajuda intervém no quadro do "apoio às intervenções de emergência iniciais das organizações internacionais que operam neste país", segundo o comunicado, que precisa que a ação "vai priorizar a proteção das pessoas mais vulneráveis e as medidas preventivas para evitar as vagas de imigrantes ilegais através do Mar Mediterrâneo, bem como serviços de saúde para a população".

O comunicado do Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros indica que 500 mil euros serão concedidos ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para fornecer ajuda médica primária às pessoas deslocadas no interior da Líbia e aos civis afetados pelo conflito, através do Crescente Vermelho líbio.

Ele sublinha que todos os recursos financeiros anunciados "compreendem igualmente 450 mil euros para o Gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) a serem usados no quadro da resposta ao plano de crise humanitária".

Uma soma de 450 mil euros será concedida à Organização Internacional para as Migrações (OIM) para atividades de apoio à prestação de cuidados de saúde e fornecimento matérias-primas às pessoas deslocadas e o regresso dos migrantes aos seus países de origem.

Segundo o Ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, estas iniciativas, organizadas em colaboração com a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento, "representam uma indicação tangível do engajamento da Itália com o povo líbio, que vive atualmente uma fase sensível do processo da restauração da estabilidade política no país".

-0- PANA BY/JSG/IBA/MAR/TON 14janeiro2016