Agência Panafricana de Notícias

Itália ajuda Líbia a garantir segurança de suas fronteiras no sul

Tripoli, Líbia (PANA) – As fronteiras do sul da Líbis serão totalmente securizadas no fim do ano de 2014 com a ajuda da Itália , afirmou segunda-feira o ministro líbio da Defesa, Abdellah al-Theni.

« O antigo regime destruiu a instituição militar com uma política metódica, pois o Exército constituia uma ameaça para ele. É por isso que o antigo regime destruiu moralmente o Exército implicando-o em guerras perdidas antecipadamente », deplorou al-Theni numa entrevista ao jornal “Jaichana”, divulgado pelo Estado-Maior do Exército.

O governante líbio sublinhou que “as fronteiras líbias estão, por causa desta situação do Exército, expostas, mas, com a ajuda da Itália, a segurança poderá ser garantida no fim do ano de 2014”.

Disse que uma empresa especializada já começou a instalar um sistema avançado para a proteção das fronteiras com o Tchad e o Níger e que será seguido por um segundo que visa a proteção das fronteiras do norte contra o tráfico de armas e a migração clandestina.

« Os países vizinhos estão dispostos a cooperar com a Líbia para garantirem a segurança e a estabilidade bem como para protegerem as fronteiras e porem termo aos problemas com quais estamos confrontados neste domínio », imformou o responsável.

Acrescentou que, «apesar de todas as dificuldades, os heróis do Exército fazem face, no sul, aos criminosos, e , no norte, aos assassinos da nação ».

« A nossa maior preocupação hoje é construir um Exército Nacional capaz de proteger e garantir a segurança das fronteiras terrestres e marítimas e dispor de um sistema de defesa com mísseis da última geração para uma proteção total do território líbio (…) », afirmou.

Totalmente desértico , apesar das suas costas no Mar Mediterrâneo, a Líbia possui fronteiras com vários países, designadamente o Egito, a Tunísia, o Sudão, a Argélia, o Tchad e o Níger, numa extensão de quatro mil quilómetros por onde transitam migrantes clandestinos, traficantes de armas e de droga e diversas outras mercadorias.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/DD 21jan2014