Agência Panafricana de Notícias

Issa Hayatou abdica de novo mandato na presidência da CAF

Joanesburgo, África do Sul (PANA) - Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF) desde 1988, anunciou que iria renunciar a um novo mandato caso for reeleito nas eleições previstas para março próximo em Marraquexe, em Marrocos.

"Se for eleito, este será o último mandato", disse o presidente da CAF a jornalistas à margem do Campeonato Africano das Nações (CAN), que decorre até 10 de fevereiro na África do Sul.

O Camaronês Issa Hayatou, de 66 anos, deverá conservar a presidência da CAF no próximo mês, visto que é o único candidato ao cargo.

Numa decisão que parece ter aberto o caminho a Issa Hayatou para um novo mandato, uma emenda controversa dos estatutos da CAF foi adotada em setembro passado, permitindo que apenas os membros do Comité Executivo devem candidatar-se para a presidência do órgão reitor do futebol africano.

Um recurso introduzido pela Federação Liberiana de Futebol (LFA) junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) sobre as novas regras controversas foi rejeitado, visto que as vias de recurso da CAF ainda não foram esgotadas.

Issa Hayatou foi reeleito para um mandanto de quatro anos em 2009 durante a 31ª Assembleia Geral Ordinária da CAF em Lagos, a capital económica da Nigéria.

-0- PANA SEG/TON 9Fev2013