Agência Panafricana de Notícias

Irmão mais novo do ex-Presidente burkinabe sob mandado de captura internacional

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O irmão mais novo do ex-Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, está sujeito a um mandado de captura internacional desde maio de 2017, no quadro dos inquéritos sobre o assassinato do célebre jornalista de investigação Norbert Zongo em dezembro de 1998 , anunciou quinta-feira à imprensa local, Bénéwendé Sankara, advogado deste caso.

Nobert Zongo, jornalista que investigava sobre o assassinato dum motorista de François Compaoré, o irmão mais novo do ex-Presidente Compaoré, cujo corpo foi descoberto sem vida e calcinado juntamente com três dos seus companheiros em dezembro de 1998.

A morte de Zongo suscitou uma viva reação da sociedade civil e das organizações de defesa dos direitos humanos bem como várias manifestações violentas que abalavam o regime de Blaise Compaoré que acabou derrubado por uma revolta popular a 31 outubro de 2014.

O Governo burkinabe batizou a Universidade Pública de Koudougou, situada a cerca de 100 quilómetros no centro-oeste da cidade de Ouagadougou, Norbert Zongo.

-0- PANA NDT/IS/IBA/FK/DD 28julho2017