Agência Panafricana de Notícias

Investimentos estrangeiros diretos em África em baixa de 8,4 porcento, segundo estudo

Argel, Argélia (PANA) – Os investimentos estrangeiros diretos em África diminuíram 8,4 porcento em número, mas aumentaram 136 porcento em valor para atingir 128 biliões de dólares americanos em 2014, segundo um estudo dum gabinete financeiro internacional, Irnest and Young, publicado recentemente em Argel.

Por sua vez, os investimentos estrangeiros diretos na Argélia diminuíram 19 porcento, indica o mesmo documento, precisando que os investimentos registados em África permitiram a criação de 188 mil empregos.

No que diz respeito aos países que investem mais em África, os dados mencionam um forte aumento dos investimentos dos Emirados Árabes Unidos que ocupam a quarta posição, em termos de projetos atrás dos Estados Unidos, da África do Sul e da Grã-Bretanha, posicionando-se no entanto no primeiro lugar em termos de somas investidas.

A África do Norte representa a única zona onde os investimentos estrangeiros registaram um aumento sensível em termos de projetos ou de valor com 165 projetos realizados em 2014, ou seja um acréscimo de 22,5 porcento, comparado ao ano de 2013, e de 51,1 porcento em termos de valor.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/DD 30março2016