Agência Panafricana de Notícias

Investigadores africanos chamados a reflectir sobre nocividade do

ambiente Dakar- Senegal (PANA) -- O decano da Faculdade de Medicina da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Cheikh Saad Bouh Boye, apelou segunda-feira aos investigadores africanos para reflectirem sobre a evolução, a modificação, o controlo e a prevenção dos factores do ambiente susceptíveis de ter um efeito nocivo sobre a saúde das populações actuais e futuras no continente.
"Só o método curativo não permite responder aos desafios de saúde actuais que são principalmente as epidemias modernas.
É cada vez mais evidente que todas estas doenças têm uma componente ambiental forte", declarou o professor Boye na abertura das 17ª jornadas médicas em Dakar.
O docente universitário indicou que, para a edição deste ano, cujo tema é "O Ambiente e as Infecções de Longa Duração em África" e que marca o 50º aniversário das Jornadas Médicas, Farmacêuticas, Odontólogicas e Veterinárias, são esperados cerca de mil 500 participantes provenientes do espaço francófono.
Segundo ele, estes eminentes especialistas trocarão experiências e resultados das suas pesquisas através de diferentes sessões de comunicação orais, simpósios e conferências.
Além do tema central, outras temáticas serão abordadas, sobretudo a sobrevivência da mãe e da criança, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no sector da saúde, o paludismo, a vacinação, as tuberculoses multi-resistentes, a medecina anti-idade e a saúde animal.