Agência Panafricana de Notícias

Inundações fazem cerca de 40 mortos na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – Cerca de 40 pessoas morreram e seis mil outras foram deslocadas na sequência de fortes chuvas que se abateram sobre a África do Sul, segundo o Centro de Gestão das Catástrofes Nacionais.

O Centro informou que 43 famílias foram evacuadas de Ivory Park, no norte de Joanesburgo, desde segunda-feira depois das inundações na região.

O Exército foi colocado em estado de alerta para evacuar as populações residentes próximo das principais barragens.

Chuvas torrenciais semearam o caos em várias regiões da África do Sul e o estado de catástrofe nacional foi declarado em sete províncias que cobrem 28 municipalidades.

O ministro da Governação Cooperativa, Sicelo Shiceka, anunciou segunda-feira que nos termos da Lei sobre a Gestão das Catástrofes ele recomendaria a publicação no Diário da República do estado de catástrofe nacional que afeta estas regiões.

As regiões abrangidas são as de Gauteng, que compreende as municipalidades de Sedibeng e West Rand, a Metrópole de Tshwane, a cidade de Joanesburgo e a municipalidade metropolitana de Ekurhuleni.

Cidades das províncias de Free State, Kwazulu-Natal, Mpumalanga, do Noroeste, da cidade de Cabo setentrional e de Limpopo foram igualmente atingidas.

-0- PANA CU/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 18jan2011