Agência Panafricana de Notícias

Instituto de Estudos e Segurança e Comissão da União Africana renovam parceria

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Instituto de Estudos de Segurança (ISS) está agora em condições de apoiar a Comissão da União Africana (CUA) na implementação da sua Agenda 2063, anunciou quinta-feira o diretor do gabinete da ISS em Addis Abeba, Roba Sharamo.

Sharamo fez este anúncio quarta-feira última em Addis Abeba, na Etiópia, por ocasião da renovação da parceria estratégica com a assinatura de um memorando de entendimento e de colaboração com a CUA sobre temáticas de transformação estrutural de África.

Acrescentou na ocasião que o ISS está disposta a colaborar com vários órgãos da sua parceira, com Comunidades Económicas Regionais e mecanismos regionais.

O memorando vai reforçar a colaboração entre as duas organizações em matéria de governação, segurança humana, direitos humanos, Estado de direito, democracia, prevenção de crimes e justiça, luta contra o terrorismo, migração, género, capacitação das mulheres para a sua participação em processos eleitorais e no setor humanitário, disse o responsável.

Assinaram o documento a comissária para Assuntos Políticos da CUA, Minata Samaté Cessouma, e o diretor do gabinete do ISS, Roba Sharamo.

A colaboração entre as duas partes remonta a 2014, ano em que foi assinado um primeiro acordo.

O ISS é um banco de dados sediado em Pretória, na África do Sul,

-0- PANA BAL/DIM/DD 19out2018