Agência Panafricana de Notícias

Inquérito sobre acidente de avião da Afriqiyah inicia-se na Líbia

Tripoli- Líbia (PANA) -- As autoridades líbias anunciaram quinta-feira o arranque do inquérito sobre o acidente dum avião da companhia Afriqiyah Airways ocorrido quarta-feira na altura da sua aterragem no aeroporto de Tripoli, causando a morte de 103 passageiros.
O secretário líbio das Comunicações e Transportes, Mohamed Zidane, declarou à imprensa que a comissão de inquérito sobre o acidente é presidida pela parte líbia e composta por peritos de França, América, Países Baixos e África do Sul.
Ela dispõe de todas as competências para levar a cabo o seu trabalho com vista a determinar as causas do despenhamento, explicou Zidane durante uma conferência de imprensa, prometendo que as causas do despenhamento "serão anunciadas logo que forem identificadas".
Por seu turno, o secretário do Comité de Direção da Afriqiyah Airaways, proprietária do Airbus A330-200 acidentado, Sabri Chadi, precisou que esta comissão foi formada por sua própria decisão.
Chadi disse ter mantido antes uma reunião na presença de Zidane e no termo da qual constatou-se que as condições estavam criadas para a comissão de inquérito iniciar os seus trabalhos, pondo fim às operações de busca e de socorro que se seguiram ao acidente do avião.
Segundo ainda Chadi, os voos da Afriqiyah que ligam Tripoli e a capital económica sul-africana, Joanesburgo, retomaram segundo o calendário habitual e nenhuma anulação nem mudança foram operadas no programa dos voos.