Agência Panafricana de Notícias

Inflação anual baixa para 1,5% em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - A taxa de inflação em Cabo Verde em 2013 situou-se em 1,5 porcento, cerca de um ponto percentual abaixo do valor registado no ano anterior em que atingiu os 2,5 porcento, apurou a PANA quarta-feira de fonte do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Os dados divulgados pelo INE referentes a dezembro do ano findo indicam que a taxa de variação homóloga registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi de 0,1 porcento, o que representou um aumento de 0,1 ponto percentual face ao valor de novembro.

A variação mensal do IPC entre os últimos dois meses de 2013 foi de 0,5 porcento e a média dos últimos 12 meses de 1,5 porcento, o que confirma que, no ano passado, os preços dos produtos se mantiveram praticamente inalterados durante todo o ano.

Bens e serviços (+5,4%), comunicações (+4,5%), rendas de casa, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+4,4%), acessórios, equipamento e manutenção corrente de habitação (+2,6%), bebidas, álcool e tabaco (+2,3%) e saúde (+1%) são os serviços em que os preços mais aumentaram durante o ano findo.

Em sentido contrário, registaram-se valores negativos preponderantes em setores como o lazer, recreação e cultura (-4,1%), os transportes (-3,8%), os produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (-1,9%), os hotéis, restaurantes, cafés e similares (-0.6%).

No entanto, o INE concluiu que os valores negativos foram anulados pelas contribuições positivas, resultando numa variação homóloga positiva.

As principais subidas de preços foram registadas nos transportes aéreos, gás, produtos hortícolas, carne e derivados. Os produtos que ficaram mais baratos foram os combustíveis e lubrificantes, açúcar, doces de frutas, produtos de confeitaria, peixes e artigos de joalharia, bijutaria e relojoaria.

-0- PANA CS/IZ 16jan2014