Agência Panafricana de Notícias

Angola e China assinam dois acordos jurídicos

Luanda, Angola (PANA) - Angola e a República Popular da China assinaram, quarta-feira, em Changsha, capital de Hunan, mais dois instrumentos jurídicos, soube a PANA de fonte oficial.

Os dois instrumentos jurídicos foram assinados  à margem duma Conferência Ministerial dos Coordenadores para a Implementação dos Resultados do Fórum de Cooperação China-África.

Tratam-se do Protocolo entre Angola e o Governo da República Popular da China sobre o envio de Equipa Médica Chinesa a Angola e o Acordo-Quadro de Parceira Económica para o Desenvolvimento Partilhado dos dois países.

Em relação ao primeiro acordo, a finalidade é a construção de uma Comunidade de Saúde Humana e o aprofundamento da cooperação no âmbito da saúde entre a República de Angola e a República Popular da China, informa uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores.

A pedido de Angola a parte chinesa terá a incumbência de enviar para o país uma equipa médica composta por 12 membros de várias especialidades.

Já em relação ao segundo instrumento jurídico, as partes procuram estabelecer uma parceria económica para promover o desenvolvimento partilhado entre a China e os países africanos, melhorar a cooperação pragmática entre a China e a África e construir conjuntamente uma comunidade de alto nível China-África com um futuro partilhado.

Os acordos foram assinados na presença de altas individualidades do Governo da República de Angola e do Governo da República Popular da China, com destaque para os titulares das pastas das Relações Exteriores, Téte António, da Indústria e Comércio, Rui Minguês, e da embaixadora de Angola na China, Dalva Ringote Allen.

-0- PANA JA/DD 13junho2025