Agência Panafricana de Notícias

Incertezas sobre eleições na Côte d'Ivoire

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- A data das eleições gerais na Côte d'ivoire, várias vezes fixada mas nunca respeitada, voltou à mesa das autoridades que multiplicaram esta semana reuniões sem sucesso.
Os Ivoirienses esperaram em vão quarta-feira por uma data precisa para as eleições, no termo dum encontro que reuniu em torno do Presidente Laurent Gbagbo os seus principais opositores, Henri Konan Bédié, Allasane Dramane Ouattara, o representante do facilitador (Blaise Compaoré), os responsáveis da Comissão Eleitoral Independente (CEI).
"A reunião encarregou o presidente da Comissão Eleitoral Independente de iniciar o contencioso eleitoral para que a lista eleitoral definitiva seja elaborada o mais rápido possível", disse o primeiro-ministro, Guillaume Soro, no termo desta reunião.
"Decidimos, tendo em conta o bom clima durante esta reunião, nos encontrar dentro de umas semanas e sob proposta do presidente da Comissão Eleitoral Independente decidir a data da eleição presidencial", afirmou.
Quinta-feira, Guillaume Soro manteve encontros como os atores do processo eleitoral, incluindo o presidente da CEI, Youssouf Bakayoko, Meleu Mathieu do Instituto Nacional das Estatísticas (INS), Benjamin Djobo Essoh da Direção Nacional da Identificação (ONI), Yua Koffi da Comissão Nacional de Supervisão da Identificação (CNSI), Sidi Kagnassi da Sagem Sécurité, e Boureïma Badini, representante especial do facilitador.
Deste outro encontro, nada foi comunicado, muito menos uma data das eleições pela qual esperavam a opinião nacional e a comunidade internacional.
"A reunião debruçou-se sobre a continuação do encontro entre o chefe do Estado e os líderes dos partidos políticos", explicou o diretor adjunto do gabinete do primeiro-ministro, Koffi Koffi Paul.
"O primeiro-ministro convocou todas as estruturas para a implementação das decisões tomadas, nomeadamente as garantias sobre a operação de verificação que iniciou com a garantia de que as estruturas poderão cumprir com os prazos fixados, isto é que o mais tardar a 26 de Julho estes trabalhos sejam realizados, prontos e entregues ao primeiro-ministro", explicou.
A data das eleições apenas deverá se conhecida dentro de algumas semanas, como prometeu o primeiro-ministro Guillaume Soro.