Agência Panafricana de Notícias

Incêndio na Comissão Eleitoral Local Independente no Togo deve-se a um curto-circuito

Lomé, Togo (PANA) - O incêndio no edifício da Comissão Eleitoral Local Independente (CELI), um apêndice da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), foi causado por um curto-circuito elétrico, confirma o ministro encarregue da Segurança, o General Yark Damehame.

O fogo partiu do interior, devido a um curto-circuito elétrico, e não foi causado por uma mão criminosa. Mas, um inquérito está em curso para apurar a verdadeira causa do sucedido, declarou o governante à imprensa.

O presidente da CENI, Kodjona Kadanga, confirmou, por sua volta, os "danos graves" causados por este incêndio, nomeadamente a destruição de motos e de geradores, utilizados para transportar kits, materiais da assembleia de voto, urnas por desdobrar em toda a prefeitura.

Terça-feira à noite, um dia antes do controverso escrutínio, um incêndio declarou-se no edifício que alberga a CELI, em Moyen-Mono, localidade situada a cerca de 200 quilómetros a nordeste de Lomé, danificando material armazenado nas instalações da referida estrutura.

Vários dedos foram apontados para a oposição, que apelava às populações para boicotarem a votação.

Porém, a 20 de dezembro corrente, os Togoleses foram às urnas para elegerem seus deputados para um mandato de cinco anos.

A votação foi boicotada pela oposição que reclama por reformas institucionais e constitucionais antes de qualquer escrutínio.

-0- PANA FAA/BEH/MAR 21dez2018