Agência Panafricana de Notícias

Inauguradas obras de projeto de abastecimento de água potável no sul do Mali

Bamako, Mali (PANA) – As obras do projeto de abastecimento da água potável na região de Sikasso (sul do Mali) acabam de ser inauguradas em Louloni, a 48 quilómetros a sul de Bamako, a capital maliana, pelo ministro da Energia e Água, Mamadou Diarra.

Financiado pelo Governo do Japão, através da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), com quatro biliões 400 mihiões de FCFA (mais de oito milhões de dólares americanos), este projeto permitiu a realização de 150 perfurações equipadas de bombas manuais, cinco condutas de canalização de água e 42 torneiras de chafarizes em várias aldeias da região de Sikasso.

Estas estruturas vão permitir melhorar condições de vida, em termos de abastecimento do líguido precioso, de mais de 80 mil habitantes, de acordo com a fonte.

Nota-se que, em quinze anos, de 1995 a 2010, o investimento nipónico no Mali, em matéria de abastecimento de água potável, foi de 23 biliões 500 milhões de FCFA (mais de 46 milhões de dólares americanos).

Este investimento permitiu a realização de mais de mil perfurações equipadas de bombas manuais e de canalização da água potável em certas localidades do Mali, incluindo as regiões de Kayes (oeste), Koulikoro (noroeste), Sikasso (sul), Ségou (centro), Mopti (norte) e no distrito de Bamako, de acordo com a fonte.

O financiamento destas realizações foi feito exclusivamente sob a forma de subvenções.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CCF/DD 10mar2011