Agência Panafricana de Notícias

Importantes quantidades de droga apreendidas na Guiné-Conakry

Conakry- Guiné-Conakry (PANA) -- Os serviços encarregues da luta contra a droga e banditismo na Guiné-Conakry apreenderam em casas abandonadas no subúrbio de Conakry importantes quantidades de drogas e explosivos, informou terça-feira a Rádio Guineense.
Segundo o ministro encarregue dos Serviços Especiais, o capitão Moussa Tiégboro Camara, "três edifícios incompletos, situados perto do mar, próximo do Aeroporto Internacional de Conakry, pertencem a Mamadou Siré Bah", considerado como um dos presumíveis patrocinadores do tráfico da droga na Guiné-Conakry, em fuga antes da chegada ao poder da Junta a 23 de Dezembro último.
Adiantou que o principal edifício onde estão armazenados os produtos contém 271 sacos de fertilizantes orgânicos, 141 barris de acetona, hexano e metileno, 19 bidões de 20 litros de amoníaco, 14 sacos de bicarbonato de sódio e tubos que servem para fabricar droga.
Um segundo edifício servia de laboratório onde se encontram 31 barris de hexano, de acetona e de metileno, sete bidões de amoníaco, dois frascos de ácido bórico e um cartão vazio de corrosivo.
Vários livros editados em espanhol sobre bomba nuclear, guerra e cocaína foram igualmente encontrados num dos edifícios.
Vários oficiais do Exército, da Marinha Nacional, altos quadros da Polícia, considerados como traficantes de drogas, estão encarcerados na Prisão de Conakry, bem como o capitão Ousmane Conté, filho mais velho do defunto Presidente Lansana Conté, e o seu cunhado, Saturnin Bangoura, pelas mesmas razões.
O julgamento dos narcotraficantes, previsto para inícios de Maio, foi adiado para uma data ainda não fixada.