Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias lançam projecto eólico

Port-Louis- ilhas Maurícias (PANA) -- O estabelecimento açucareiro das ilhas Maurícias, Omnicane Ltd, localizado no sul da ilha, anunciou segunda-feira um projecto de fazenda eólica que vai fornecer cerca de 37,4 milhões de KW de electricidade por ano no país até meados de 2011, soube a PANA junto dos promotores da iniciativa.
Segundo Jacques d'Unienville, director da Omnicane Ltd, este projecto de fazenda eólica visa permitir às ilhas Maurícias disporem duma fonte de energia limpa e duradoura.
"A campanha de medições do vento com vista à criaçõ desta fazenda eólica é positiva.
As conclusões preliminares, muito encorajedoras, testemunham o potencial económico desta fazenda e da sua viabilidade técnica igualmente", disse.
No total, 22 eólicas duma potência de um MW cada uma vão ser instaladas na fazenda situada a menos de 500 metros de todos os sectores da cultura da cana-de-açucar, sem nidificações na região de nenhuma espécie de aves raras.
"Este projecto representa um investimento de 2,1 biliões de rupies (cerca de 70 milhões dólares).
A sua produção equivale ao consumo de 75 mil habitantes (6 por cento da população maurícia) e permitirá reduzir a taxa de emissão do dióxido de Carbono das ilhas Maurícias de 44 mil toneladas por ano", disse d'Unienville.
As ilhas Maurícias produzem anualmente cerca de 70 por cento das suas necessidades em electricidade a partir do óleo pesado importado.
O restante é produzido localmente graças ao bagaço e carvão.