Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias criticam atitude de Obama no conflito israelo-palestino

Port-Louis, Maurícias (PANA) – O primeiro-ministro maurício, Navin Ramgoolan, criticou, terça-feira, os Estados Unidos pelo seu apoio a Israel e disse estar "desiludido" com o Presidente norte-americano, Barack Obama.

Dirigindo-se principalmente aos Maurícios muçulmanos, durante a celebração da festa de Eid-el-Fitr na Sunni Razvi Academy, na capital maurícia, Ramgoolam condenou os bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza e reiterou o seu apoio ao povo palestino.

«Porquê Israel ataca Gaza? Porque este país acredita que pode agir com impunidade e que as grandes potências, sobretudo os Estados Unidos, o protegem», disse, acrescentando que "declaro sem rodeios que estou desapontado por nem Obama, nem outras figuras, condenarem Israel".

Todavia, o primeiro-ministro maurício relativiza ao observar que Barack Obama tenta redimir-se, reclamando «um cessar-fogo imediato e sem condições» no conflito israelo-palestino.

«Nas ilhas Maurícias sempre tomamos posições firmes para condenar as violências em Gaza. Devemos nos fazer compreender aos Americanos que África não pode ser ignorada. Temos de mostrar a nossa solidariedade ao condenar Israel e ao pedir aos Estados Unidos para tomar ações com vista a pôr termo aos crimes na Palestina», concluiu o primeiro-ministro maurício.

-0- PANA NA/SSB/CJB/TON 29jul2014