Agência Panafricana de Notícias

Ilhas Maurícias apoiam Índia para assento permanente no Conselho de Segurança da ONU

Pailles, Ilhas Maurícias (PANA) - O primeiro-ministro maurícion, Navin Ramgoolam, declarou que o seu país vai continuar a apoiar a Índia para a obtenção dum assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Navin Ramgoolam reafirmou esta posição segunda-feira durante um banquete oferecido em honra ao Presidente indiano, Shri Pranab Mukherjee, que veio às ilhas Maurícias para assistir às celebrações do 45º aniversário da independência do país, esta terça-feira.

"É inadmissível que a maior democracia do mundo não tenha assento permanente no Conselho de Segurança da ONU", sustentou.

O primeiro-ministro maurício agradeceu à Índia pelo seu apoio aos países do Oceano Índico na luta contra a pirataria marítima e o terrorismo.

Navin Ramgoolam afirmou que a Índia ajudou sempre as ilhas Maurícias desde a sua independência, há 45 anos.

"A Índia continua a ajudar-nos. Cinquenta por cento dos investimentos nas facilidades médicas nas ilhas Maurícias vêm da Índia, dando assim um grande apoio ao turismo médico nas ilhas Maurícias", disse.

Ele lembrou que 80 porcento dos investimentos no hub do conhecimento das ilhas Maurícias provêm da Índia.

As ilhas Maurícias contam uma população de aproximadamente um milhão e 300 mil habitantes, dos quais cerca de três quartos são descendentes de imigrantes indianos que chegaram ao país há cerca de dois séculos.

-0- PANA NA/AAS/MAR/TON 12março2013